Fomento Mercantil
Fomento é a denominação dada à atividade exercida pelas empresas legalizadas pelos órgãos competentes do governo, que atuam antecipando o faturamento das empresas comerciais, tais como cheques pré-datados, duplicatas, e outros faturamentos.
Empresas de Fomento antecipam aos comerciantes, o faturamento, pagando por eles, um valor menor que o de face dos títulos. Este diferencial, que é o ganho do Fomento Mercantil é chamado de deságio.
Embora o comerciante tenha cedido os direitos sobre o seu faturamento de cheques pré-datados, duplicatas, etc., continua responsável caso ele não seja compensado ou liquidado normalmente por qualquer motivo.
Nem poderia ser diferente, pois a ideia da atividade de Fomento é apenas antecipar o valor dos cheques pré-datados e duplicatas, e não comprá-los com o risco da inadimplência.
Esta atividade surgiu diante da necessidade financeira dos comerciantes, que muitas vezes recorriam a agiotas que além de trabalharem na clandestinidade (sem pagarem impostos), praticam taxas absurdas.
Também recorriam a empréstimos bancários, mas dificilmente conseguiam aprovação de crédito para o empréstimo, já que a burocracia é muito grande.
A parceria de uma Fomento com o comerciante, proporciona segurança e estabilidade a este último, que não precisa atrasar com seus compromissos financeiros, para pagar fornecedores ou funcionários.
Basta fazer negócios de parte de seus cheques pré-datados e/ou duplicatas, o suficiente para pagar seus compromissos diários.
Antecipe parte de seus recebíveis, cheques e/ou duplicatas o suficiente para honrar com os compromissos diários de sua empresa.
*Sujeito a análise de crédito.